AMBIENTAL

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Sobre o Policiamento Ambiental

O Policiamento Ambiental, maior força policial estadual voltada à proteção da natureza da América Latina, é uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo que atua nos 645 municípios e em todo o litoral.

Possui 100 unidades de atendimento integradas com um efetivo fixado de 2.147 homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental. Possui mais de 400 viaturas, embarcações e motocicletas.

Conta com recursos de monitoramento por satélites que monitoram as regiões de interesse e locais de difícil acesso. Atua ainda de maneira especial nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas Unidades de Conservação do Estado, que juntas somam mais de 760 mil hectares.

Mapa Polícia Militar Ambiental

Comandante

Coronel PM Leandro Carlos Navarro

“O trabalho do Policiamento Ambiental é de importância universal. Enquanto outras modalidades de policiamento protegem nossas individualidades, como a vida e o patrimônio, nós protegemos o meio ambiente onde vivemos.

Cuidamos da natureza que nos cerca: dos animais do nosso ecossistema, do ar que respiramos, das águas que nos abastecem.

Em um mundo onde a poluição e a degradação ambiental estão colocando em risco o futuro da Terra, nós, do Policiamento Ambiental, temos a missão de assegurar um mundo melhor para as gerações futuras".

Ingressando na Academia de Polícia Militar em 1990, o Coronel Navarro traz consigo uma vasta experiência de 16 anos em funções especializadas no Policiamento Ambiental, além de uma carreira exemplar dedicada ao serviço público. Com Bacharelado em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo, pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo, e mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES.