A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Missão e Visão


Missão

  • Proteger as pessoas
  • Fazer cumprir as leis
  • Combater o crime
  • Preservar a ordem pública

Visão de futuro

  • Que as pessoas se sintam plenamente seguras e protegidas no Estado de São Paulo.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Finalidade

  • Estabelecer os objetivos estratégicos, para o período 2020 – 2023, capazes de proporcionar o aprimoramento dos serviços prestados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nessa linha, foram especificados 10 Objetivos Estratégicos, a saber


Objetivo Estratégico nº 1: Valorizar o policial militar.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover ações de valorização do policial militar, especialmente nos aspectos de autoestima e de realização profissional, bem como estimular medidas que proporcionem a ele segurança jurídica no exercício de suas funções.


Objetivo Estratégico nº 2: Aprimorar as ações de proteção à vida, à saúde física e psicológica do policial militar.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover ações voltadas à redução da vitimização e à proteção da saúde integral do policial militar, acolhendo-o e zelando por sua integridade, em todos os aspectos. Inclui neste objetivo a adoção de medidas afetas às áreas da medicina do trabalho e saúde ocupacional, bem como o fortalecimento do Sistema de Saúde Mental.


Objetivo Estratégico nº 3: Aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes do policial militar.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover, especialmente por meio da Educação a Distância, melhorias nos processos de formação, capacitação e treinamento dos policiais militares, assegurando-lhes os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à execução das ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, bem como das atividades de bombeiro e de defesa civil.


Objetivo Estratégico nº 4: Ampliar a aproximação da Polícia Militar com a sociedade.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover ações que fomentem a aproximação dos policiais militares à população das respectivas áreas de responsabilidade territorial, facilitando a identificação e o atendimento das demandas locais de segurança pública e criando condições para a consolidação da liderança policial perante a comunidade e demais órgãos públicos, estimulando, assim, o senso de corresponsabilidade de todos pela preservação da ordem pública.


Objetivo Estratégico nº 5: Promover o aperfeiçoamento dos processos operacionais e os esforços em atividades de prevenção criminal, com ênfase nos crimes violentos.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover melhorias nos processos operacionais, a fim de elevar a eficácia, eficiência e efetividade dos serviços prestados e, consequentemente, aumentar a percepção de segurança da sociedade, especialmente em relação aos crimes violentos.


Objetivo Estratégico nº 6: Coordenar o Sistema Estadual de Emergências, ampliando e aprimorando a prevenção, proteção e pronta resposta às emergências típicas de bombeiro e defesa civil.

Descrição:
  • O presente objetivo visa integrar as diferentes esferas do governo e da sociedade, em consonância com o Sistema Estadual de Atendimento de Emergências no Estado de São Paulo, atuando o Corpo de Bombeiros como coordenador do Sistema Estadual; incrementar a fiscalização e vistorias técnicas de edificações e áreas de risco, incentivando a cultura de prevenção, inclusive por meio da atividade de educação pública; facilitar o acesso aos serviços de bombeiros e defesa civil, buscando garantir pronta resposta ao cidadão em qualquer ponto do Estado.


Objetivo Estratégico nº 7: Promover o reaparelhamento da Polícia Militar.

Descrição:
  • O presente objetivo visa ampliar a alocação de recursos em inovações tecnológicas, inteligência policial, modernização da frota, dos armamentos e equipamentos operacionais, bem como na reforma e construção de quartéis, a fim de aprimorar o ambiente e as condições de trabalho do policial militar e a prestação dos serviços de segurança pública pela Instituição.


Objetivo Estratégico nº 8: Aperfeiçoar os processos de planejamento e execução orçamentária.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover o aperfeiçoamento dos processos de planejamento e alocação de recursos orçamentários, a fim de elevar a eficiência e eficácia da execução orçamentária, bem como promover medidas capazes de expandir o orçamento da Instituição.


Objetivo Estratégico nº 9: Promover o completamento do efetivo.

Descrição:
  • O presente objetivo visa promover melhorias nos processos de seleção, admissão e formação de policiais militares, com ênfase na capacidade formadora da Instituição e, com isso, ampliar o efetivo existente.


Objetivo Estratégico nº 10: Aperfeiçoar os processos administrativos.

Descrição:
  • O presente objetivo visa aperfeiçoar os processos administrativos das áreas de Gestão de Pessoas, Finanças e Logística, Comunicação Social e Tecnologia da Informação, simplificando e otimizando os padrões de trabalho, com a finalidade de potencializar o emprego dos recursos na atividade operacional.




Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Militar do Estado de São Paulo - DTIC - Versão 2.0.1 - Responsável: Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo - CCOMSOC
© 2020 Todos os direitos reservados