x`

PVS

Programa Vizinhança Solidária

Download de Materiais

O Programa

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é um sistema que tende a ser mais eficiente quando passa a dispor da efetiva colaboração da sociedade, que deve ser estimulada a participar do processo de formação de ideias e propostas para propiciar mecanismos voltados ao controle e ou redução dos indicadores criminais, diminuindo a violência, sobretudo no que tange à perda de vidas e prejuízo aos bens, melhorando os níveis de preservação da ordem pública e, consequentemente, estimulando níveis de excelência de qualidade de vida.

Após iniciativas regionais de sucesso, a Polícia Militar do Estado de São Paulo sistematizou o trabalho conjunto de vigilância desenvolvido pela Instituição e comunidades em geral, criando o Programa Vizinhança Solidária. Seu desenvolvimento visa estimular atitudes positivas na busca da valorização da prevenção primária no contexto da violência urbana, adoção de posturas individuais e coletivas em prol da otimização da percepção de segurança das pessoas e ambientes, além de ampliar a comunhão de esforços entre os envolvidos.

Sobre o programa

*Nota Importante

Para melhor execução das ações, o PVS necessita da adesão voluntária e do engajamento das pessoas que vivem ou frequentam determinada localidade e predisposição para atuação organizada na prevenção primária. Haverá a escolha de um TUTOR para o programa, que será um cidadão local, preferencialmente com liderança na comunidade de implantação, o qual será instruído pela Polícia Militar sobre o conceito de prevenção primária e as ações a ela correspondentes, de modo a permitir que ele atue preventivamente diante de fatos ou condutas relacionadas à segurança pública e possa ainda incentivar os demais vizinhos a assim agirem.

Mas, atenção! A implantação do PVS não pressupõe atendimento emergencial diferenciado por parte da Polícia Militar ou preferência no acesso aos serviços prestados pela Instituição.Toda e qualquer solicitação para atendimento de ocorrência deverá ser realizada pelo telefone de emergência “190”.

Como participar?

Como participar?

Qualquer pessoa poderá participar do Programa Vizinhança Solidária de forma proativa, tratando dos assuntos que impactam, direta ou indiretamente, na segurança pública de sua localidade. Para isso é preciso procurar a Polícia Militar da sua região, o Conselho de Segurança local (CONSEG) ou o TUTOR escolhido para intermediar as ações junto à comunidade.

Durante o desenvolvimento do PVS participar das reuniões e palestras comunitárias contribuirá para melhor assimilação das ações primárias a serem implementadas e possibilitará a colaboração direta na solução de problemas identificados. Sua atitude fará a diferença na segurança de sua região! Participe!

Materiais PVS

Para contribuir com a participação da comunidade no Programa Vizinhança Solidária e estimular atitudes adequadas para melhorar a segurança na região, foram desenvolvidos os materiais a seguir, os quais devem ser baixados e distribuídos às pessoas em grupos menores de condomínios, funcionários, vizinhos, dentre outros. A maior parte deles é eletrônica e possibilita o envio sem custos.

Cuidados ao sair a noite

Cuidados ao sair a noite

Mora em Condomínio? - Vídeo 2

Mora em condomínio? (Vídeo 2)

Materiais para Download e Divulgação

*Sempre dê preferência para o uso da PLACA INDICATIVA DO PVS.
Evite a utilização de faixas e outros modelos de placas.Vamos juntos fortalecer a identidade institucional do programa.