
O Programa foi criado em 1979, no Condado de Miami, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, a partir de um programa chamado Citzen’s Crime Watch (Cidadãos Observadores do Crime).
Ambos os programas ( CCW e YCWA) eram o resultado da revolta de uma comunidade contra um crime de estupro, cuja vítima era uma menina de 12 anos, ocorrido em uma noite de Halloween.
O Programa foi desenvolvido de forma piloto em uma escola secundária, com alunos do último ano, alcançando grande sucesso já no seu primeiro ano de criação, com redução dos índices de problema relacionados às substâncias entorpecentes observando também uma mudança de atitude nos adolescentes, que passaram a fazer uma diferença positiva no ambiente escolar.
A partir de 1986 o Programa expandiu para os demais estados americanos, sendo criado o YCWA nacional. Foi reconhecido pelos governos Clinton, Bush e Reaga, sendo nomeado pelo Departamento Nacional de Educação como um programa exemplar de excelência. Foi ainda reconhecido pelo Governado do Estado da Flórida, entre outras diversas entidades governamentais e não governamentais.
No Brasil, o Programa foi instituído em 1999, com a designação inicial de Jovens Contra o Crime, designação esta que foi alterada em 2002, para Jovens Construindo a Cidadania.
No Trigésimo Quinto Batalhão estamos desenvolvendo o JCC em 9 escolas da região .
Acreditamos que a parceria Escola, Comunidade e Polícia Militar é a garantia de que nossos jovens terão um futuro digno e longe das drogas e da violência. |