proerdl Apricação do PROERD

PROERDO Programa é aplicado nas escolas Estaduais, Municipais e Particulares da ensino, sendo direcionado para crianças de 9 a 12 anos ( 4ª série) durante 10 semanas, sendo uma hora aula por semana com cada turma.

O policial instrutor tem o auxílio de uma cartilha ( patrocinada e com espaço reservado para o logomarca ou mensagem que a empresa achar melhor), contando também com a participação dos professores que atuam reforçando os conhecimentos durante a semana.

As lições objetivam o desenvolvimento do conteúdo de maneira lúdica e divertida, trabalhando com textos que abordam noções de cidadania, técnicas para resistir as pressões dos amigos e da mídia para o uso de drogas e a prática de violência, maneiras de se lidar com o estresse, técnicas de relaxamento, bem como o incentivo ao amor próprio, fortalecendo assim a personalidade da criança, para optar e fazer parte da criação de um futuro melhor.

Ao concluir a aplicação do programa, há uma formatura, com a participação dos pais, professores e dos representantes da comunidade e colaboradores. Neste ato o aluno recebe um Certificado, através do qual a criança se compromete com um juramento, ficar longe das drogas e da violência.

COMO AS ESCOLAS PODEM PARTICIPAR Todo o trabalho é feito sob a égide do voluntariado, portanto toda escola que queira a implantação dos programas, PROERD E JCC, sejam elas públicas ou particulares, podem procurar o quartel ou companhia da Polícia Militar de seu bairro ou entrando em contato pelo telefone (0xx19) 32365346-ramal 47 e/ou 35BPMIPROERD@POLMIL.SP.GOV.COM.BR. Esta parceria é muito importante, que somada a outros programas de prevenção existentes, objetivam trazer à nossa gente uma vida útil e saudável.RESULTADOS ALCANÇADOS O PROERD vem sendo atualizado, alcançando resultados extremamente positivos, em todos os países onde é aplicado, porém, o maior resultado que percebemos ocorre na família, onde os pais relatam o despertar de um diálogo aberto e franco sobre a questão das drogas. E não são raros termos depoimentos de pais que pararam de beber ou fumar devido à insistência de seus filhos, que ao conhecerem os efeitos nocivos destas e de outras drogas através das aulas do PROERD, atuam como multiplicadores das idéias do Programa em sua própria família. Durante as aulas as crianças são cativadas pelo Instrutor, criando um vínculo confiança e amizade, que muitas vezes extrapola o ambiente escolar, mudando inteiramente a concepção da organização policial para a criança, que passa a ver no Policial Militar um amigo com quem pode contar a qualquer hora.

É importante lembrar, que são executadas durante o ano, Palestras em Empresas quando solicitadas, sobre o tema “Prevenção às Drogas e à Violência”.

PROERD