Polícia Militar do Estado de São Paulo
Notícias
25.08.2023
Espadim 2023

Ocorreu nesta sexta (25) na Academia de Polícia Militar do Barro Branco a solenidade de entrega do Espadim aos 255 novos alunos-oficiais.

A entrega do espadim simboliza o início de uma jornada de muitadedicação e estudo para a formação do policial. O espadim, miniatura de uma espada, começou a ser usado pela Instituição em 1936. A arma retrata os ideais de Justiça, devendo sempre ser empunhado a serviço da força do direito sobre o direito da força. O Espadim é o símbolo do cadete da Polícia Militar, desde o início das atividades desenvolvidas, há 100 anos, e acompanha o cadete durante os três anos do curso de bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública.

A turma teve início em Março deste ano e os cadetes se formarão em Dezembro de 2026.O Curso de Formação de Oficiais compreende uma carga horária de 9.310 horas-aula, divididos em 04 (quatro) anos, quais dividem-se em áreas de Humanas, Biológicas, Exatas, Administrativas, Jurídicas, Técnico Policiais, Técnicas de Bombeiros e Institucionais.

O Comandante Geral, Coronel Cássio, foi escolhido como paraninfo da turma, que leva o nome de Coronel Pedro Dias de Campos. O primeiro colocado da turma, Al Of PM Carlos Henrique Leite de Almeida, recebeu o espadim das mãos do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado de suas família e demais autoridades.

Mais fotos: https://photos.app.goo.gl/zGgK4cnd4xz2xPjC8