Polícia Militar

PLANO DE COMANDO 2017 – 2019

HOT SITE

PLANO DE COMANDO 2017 – 2019


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Finalidade

Os Objetivos Estratégicos descrevem as transformações desejadas pelo Comando, materializando as escolhas formuladas nas Diretrizes. O Comando da PMESP estabeleceu 13 Objetivos Estratégicos, os quais estão a seguir descritos:

Objetivo Estratégico nº 1: Aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes do policial militar, para servir e proteger as pessoas.

Descrição:

  • O presente objetivo visa promover transformações nos processos de formação e desenvolvimento realizados pela PMESP, para aperfeiçoar a capacitação dos policiais militares e assegurar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à execução das ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, atividades de bombeiro e defesa civil.
  • Objetivo Estratégico nº 2: Aperfeiçoar o uso dos mecanismos de Gestão do Conhecimento.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa potencializar o uso dos mecanismos de Gestão do Conhecimento existentes na PMESP, de forma a alavancar as mudanças organizacionais e as inovações necessárias para aperfeiçoamento dos serviços prestados pela PMESP.
  • Objetivo Estratégico nº 3: Valorizar o policial militar, com ênfase na atividade operacional.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa potencializar ações de valorização do público interno, especialmente quanto aos aspectos de autoestima e de realização profissional, com foco em iniciativas que repercutam positivamente na atividade-fim e fortaleçam no policial militar o sentimento de importância de seu papel na sociedade.
  • Objetivo Estratégico nº 4: Aprimorar as ações de proteção da vida, da saúde física e psicológica do policial militar.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa aprimorar as ações voltadas à redução da vitimização do policial militar e à proteção de sua saúde integral, pela intensificação de medidas de segurança e medicina do trabalho, prevenção e cuidado físico e mental.
  • Objetivo Estratégico nº 5: Aperfeiçoar os mecanismos de detecção e apuração de desvios de comportamento.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa promover o aperfeiçoamento dos mecanismos institucionais de identificação e de apuração disciplinar dos desvios de comportamento que caracterizem desrespeito aos valores e deveres institucionais, de forma a viabilizar maior celeridade processual e transparência nas ações policiais, contribuindo para aumentar a confiança social depositada na polícia.
  • Objetivo Estratégico nº 6: Aperfeiçoar os processos administrativos.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa promover melhorias nos processos de apoio, relacionados às áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Logística e Finanças, Gestão de Comunicação Social e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicações, com a finalidade de simplificar e desburocratizar os padrões de trabalho, além de oferecer melhor sustentação aos processos operacionais.
  • Objetivo Estratégico nº 7: Potencializar os esforços em atividades de prevenção criminal e sua repressão imediata, com ênfase nos crimes de roubo.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa maximizar a alocação de recursos e aperfeiçoar a doutrina, o planejamento e execução operacional, de forma a promover refinamento da qualidade dos serviços prestados pela PMESP, com ênfase na redução dos crimes de roubo.
  • Objetivo Estratégico nº 8: Potencializar os esforços em atividades de pronta-resposta e prevenção às emergências típicas de bombeiros.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa maximizar a alocação de recursos e aperfeiçoar a doutrina, o planejamento e execução operacional, de forma a promover refinamento da qualidade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, nas áreas de pronta-resposta e prevenção às emergências típicas de bombeiros.
  • Objetivo Estratégico nº 9: Fortalecer a aproximação dos Comandantes com a Sociedade, em todos os níveis de Comando, com a finalidade de identificar as necessidades da população, subsidiar os processos de planejamento operacional e fortalecer sua liderança junto à comunidade.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa estimular ações que contemplem a aproximação entre os Comandantes de polícia/bombeiro, em todos os níveis de Comando, e a população das respectivas áreas de responsabilidade territorial, para identificação das necessidades, auxílio aos processos de planejamento operacional e consolidação da liderança junto à comunidade.
  • Objetivo Estratégico nº 10: Fortalecer, nas forças vivas da sociedade, a corresponsabilidade na construção, fomento e execução de medidas preventivas.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa estimular medidas que concitem as forças vivas da sociedade e demais órgãos públicos a assumir suas responsabilidades pela segurança pública e pela implementação de medidas capazes de colaborar com a segurança pública.
  • Objetivo Estratégico nº 11: Ampliar as ações no campo da inteligência policial.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa aperfeiçoar os processos e os sistemas, informatizados ou não, destinados a identificar, acompanhar e avaliar ameaças reais ou potenciais de Segurança Pública, e produzir conhecimentos e informações estratégicas, táticas e operacionais que subsidiem ações para prever, neutralizar, coibir e reprimir atos criminosos de qualquer natureza, com ênfase nos delitos de roubo e nos perpetrados por organizações criminosas
  • Objetivo Estratégico nº 12: Fomentar parcerias em projetos que colaborem com a segurança pública e atividades do Corpo de Bombeiros.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa promover o desenvolvimento de iniciativas que aumentem a captação de recursos financeiros da União, de outros Estados, dos Municípios, de organizações públicas internacionais e organizações nacionais não estatais, com a finalidade de financiar projetos que colaborem com a segurança pública e a atividade de bombeiro.
  • Objetivo Estratégico nº 13: Aperfeiçoar os processos de planejamento e execução orçamentária, para elevar a eficácia e eficiência na gestão de recursos públicos.

    Descrição:

  • O presente objetivo visa promover o aperfeiçoamento dos processos de planejamento e monitoramento da execução orçamentária, com a finalidade de elevar a eficácia da execução orçamentária e a eficiência na alocação de recursos.
  • Diretriz Objetivo Estratégico
    Diretriz nº 1: Aperfeiçoamento das competências dos policiais militares. Objetivo Estratégico nº 1: Aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes do policial militar, para servir e proteger as pessoas.
    Diretriz nº 2: Ampliação dos mecanismos de gestão do conhecimento. Objetivo Estratégico nº 2: Aperfeiçoar o uso dos mecanismos de Gestão do Conhecimento.
    Diretriz nº 3: Aproximação do sistema de ensino policial-militar à sociedade. Objetivo Estratégico nº 1: Aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes do policial militar, para servir e proteger as pessoas.
    Diretriz nº 4: Valorização do policial militar. Objetivo Estratégico nº 3: Valorizar o policial militar, com ênfase na atividade operacional.
    Diretriz nº 5: Redução da vitimização da essência da Instituição: o policial militar. Objetivo Estratégico nº 4: Aprimorar as ações de proteção da vida, da saúde física e psicológica do policial militar.
    Diretriz nº 6: Rigorosa depuração interna. Objetivo Estratégico nº 5: Aperfeiçoar os mecanismos de detecção e apuração de desvios de comportamento.
    Diretriz nº 7: Aperfeiçoamento dos processos administrativos. Objetivo Estratégico nº 6: Aperfeiçoar os processos administrativos.
    Diretriz nº 8: Controle dos indicadores criminais e melhoria na sensação de segurança. Objetivo Estratégico nº 7: Potencializar os esforços em atividades de prevenção criminal e sua repressão imediata, com ênfase nos crimes de roubo. Objetivo Estratégico nº 8: Potencializar os esforços em atividades de pronta-resposta e prevenção às emergências típicas de bombeiros.
    Diretriz nº 9: Aproximação do Comandante de polícia à população de sua área de responsabilidade territorial. Objetivo Estratégico nº 9: Fortalecer a aproximação dos Comandantes com a Sociedade, em todos os níveis de Comando, com a finalidade de identificar as necessidades da população, subsidiar os processos de planejamento operacional e fortalecer sua liderança junto à comunidade.
    Diretriz nº 10: Fortalecimento na sociedade do conceito de corresponsabilidade na construção, fomento e execução de medidas preventivas. Objetivo Estratégico nº 10: Fortalecer, nas forças vivas da sociedade, a corresponsabilidade na construção, fomento e execução de medidas preventivas.
    Diretriz nº 11: Ampliar as ações no campo da inteligência policial. Objetivo Estratégico nº 11: Ampliar as ações no campo da inteligência policial.
    Diretriz nº 12: Qualificação do gestor público, focando-o em ações que beneficiem os cidadãos. Objetivo Estratégico nº 1: Aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes do policial militar, para servir e proteger as pessoas. Objetivo Estratégico nº 6: Aperfeiçoar os processos administrativos.
    Diretriz nº 13: Fomento ao financiamento de projetos que colaborem com a segurança pública e atividades do corpo de bombeiros. Objetivo Estratégico nº 12: Fomentar parcerias em projetos que colaborem com a segurança pública e atividades do Corpo de Bombeiros.
    Diretriz nº 14: Redução de despesas, com a otimização das rotinas. Objetivo Estratégico nº 13: Aperfeiçoar os processos de planejamento e execução orçamentária, para elevar a eficácia e eficiência na gestão de recursos públicos.