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Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

As Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública correspondem ao conjunto sistemático e objetivo dos fenômenos que interessam à atividade policial para regular o exercício do poder de polícia, balizado pelos princípios humanitários das Ciências Humanas, com suporte jurídico nas Ciências do Direito e afins, e apoiado pelas modernas técnicas da Ciência da Administração Pública, tudo com a finalidade de realizar o bem comum.

Gestão e Organização

Discute preceitos da Ciência da Administração, focados na gestão da coisa pública, baseando-se nos princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, e, ao mesmo tempo, desenvolver princípios de liderança e visão estratégica, elegendo o bem estar do servidor da Instituição e o excepcional atendimento ao público como destaque na formulação dos objetivos organizacionais, o que exige:

a. identificação e tratamento adequado às variáveis do ambiente externo e interno que afetem a PMESP, visando sua permanente integração na sociedade para consecução dos objetivos estratégicos;
b. reconhecimento e aplicação de técnicas e ferramentas de gestão hábeis à criação de ambientes de satisfação, de participação e de
crescimento pessoal que proporcionem condições para o desenvolvimento e utilização do potencial pleno das pessoas que compõem a força de
trabalho da Organização para concretização dos objetivos institucionais;
c. conhecimento das funções gerais e específicas da gestão do Sistema de Administração Financeira e Orçamentária do Estado de São Paulo, visando auferir uma visão estratégica que auxilie o processo decisório em termos de programação, controle e execução financeira, com foco nas responsabilidades do dirigente de Unidade de Despesa.
d. decisões em processos de apoio logístico, visando prever e prover eficazmente as atividades administrativas e operacionais da Organização
e controlar adequadamente o seu patrimônio, consoante o regramento formal e os imperativos de modernização tecnológica.
e. liderança de processos de apoio e operacionais, tendo por referência o modelo gerencial de administração da Polícia Militar, com o propósito de
estabelecer o foco da gestão no controle dos processos produtivos e no reconhecimento e na satisfação das necessidades dos colaboradores e
usuários dos seus serviços.
f. reconhecimento e utilização de técnicas de marketing, promoção, cerimonial e protocolo, relações públicas e relações com a mídia,
identificando possibilidades, ameaças e oportunidades que afetem as relações da Instituição com seus públicos;
g. relacionamento dos fundamentos da gestão do conhecimento com o capital intelectual, aprendizagem e competências organizacionais, e
operação epistemológica dos trabalhos de pesquisa e dos fatos da realidade administrativa e operacional, visando à solução de problemas e
à consecução das metas organizacionais.
h. conceituação, definição, planejamento, desenvolvimento, implementação e controle de projetos, setoriais e corporativos, na
condição de membro ou gerente de equipe, identificando fatores de sucesso e insucesso e suas aplicações e implicações para o
aperfeiçoamento dos processos e procedimentos organizacionais.
i. conhecimento sobre o sistema de informações da Polícia Militar e suas principais interfaces, particularmente quanto à sua missão de produzir
conhecimentos estratégicos indispensáveis à atuação dos usuários principais nas funções de comando e direção das organizações policiaismilitares.