A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Orientações de Segurança

Vizinhança Solidária


Download do Folder Download do Cartaz


Oquê é?

  • É um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam.

Qual a importância da prevenção primária?

  • A Prevenção Primária consiste nas ações destinadas a evitar ou reduzir a ocorrência de infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito, como: falta de iluminação, terrenos baldios, buracos nas ruas, imóveis ou Vizinhança Solidárias abandonados, entre outros.

Qual o custo?

  • A implantação do programa é gratuita, sendo que a comunidade poderá, caso considere necessário, custear equipamentos de segurança, de comunicação ou elaboração de placas de identificação, que serão colocadas nos locais onde o programa é desenvolvido.

Por que participar?

  • A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o sentimento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana.

Responsabilidade da Polícia Militar e da comunidade.

  • Polícia Militar é responsável por ofertar aos integrantes da comunidade ou seus representantes a implantação do programa, a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. A comunidade deve se organizar buscando a aproximação de seus integrantes para implementação do Programa e escolher quem serão os tutores.

Resultados esperados.

  • Reforçar que a segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. O Programa Vizinhança Solidária só atingirá seu objetivo se contar com a efetiva participação da comunidade, se cada um der a sua contribuição para melhoria da segurança pública.
Voltar



Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Militar do Estado de São Paulo - DTIC - Versão 2.0.1 - Responsável: Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo - CCOMSOC
© 2020 Todos os direitos reservados