Atividades Comunitárias

FIQUE POR DENTRO

v

Consulte sempre a previsão de chuvas nos meios de comunicação. Tome conhecimento dos pontos de alagamento e faça rotas alternativas para evitá-los.

Se a água invadir sua casa, saia e procure um local seguro.

Motorista não se aventure em áreas alagadas.

Evite passar por pontes ou passarelas improvisadas.

EVITE ENCHENTES

Antes da época de chuvas, mantenha calhas e ralos da residência limpos

Não jogue lixo nas ruas. Eles são facilmente levados a bueiros e podem causar entupimento.

Programe-se para colocar lixo em horários próximos à coleta pública. Nunca deixe nas sarjetas.

Procure a Prefeitura para saber se sua residência está em área de risco.

COMO AGIR DURANTE UM TEMPORAL?

SE ESTIVER A PÉ

Se está em local seguro, não se aventure em correntezas ou inundações. A força das águas pode derrubar pessoas (basta uma altura de 15 cm de correnteza) e até arrastar veículos.

Só ande pela enchente se for para sair de uma situação de risco. Siga sempre pelo lado oposto a postes de energia e fique próximo a muros.

Não ande pela rua, próximo a sarjetas - há risco de cair em bueiros abertos.

SE ESTIVER DE CARRO

Nunca enfrente a inundação. O limite de altura da água é a do escapamento, do carro ou da motocicleta.

Se for surpreendido por um grande alagamento, abandone seu carro e vá para um local seguro.

Durante temporais é muito comum a queda de árvores, não estacione o veículo, nem permaneça embaixo delas.

CUIDADOS EM ÁREAS DE RISCO

Sinais de desabamento

- Rachaduras nas paredes da residência, no chão do terreno ou nos barrancos.

- Notar que janelas e portas ficam emperradas após chuvas intensas.

Postes, cercas ou árvores ficarem inclinados, saírem do prumo.

Canos com água de chuva ou de esgoto causarem infiltrações no terreno ou nas encostas.

O QUE FAZER?

Procure a Defesa Civil da sua cidade, pelo telefone 199

Faça marcações nas rachaduras (dentro da casa ou no terreno) e verifique a evolução delas.

Retire sua família e saia imediatamente do local.

EM CASO DE EMERGÊNCIA

1 - Mantenha a calma;

2 - Passe o endereço da emergência com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência;

3 - Confie e responda às perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros;

4 - O Serviço 193 destina-se a emergências