A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Notícia

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro

A

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – 2019 NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme Artigos 75 e 326 do CTB, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) realizará, neste período, diversos eventos e atividades voltadas à área de fiscalização e educação para o trânsito.  O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema para toda campanha educativa de trânsito do ano de 2019: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: No trânsito, o sentido é a vida”.

Proposta de programação:

1. Intensificação das Operações Policial-Militares:

1.1. Operações “Direção Segura e Integrada (ODS e ODSI) – Fiscalização a motoristas que dirigem sob influência de álcool, visando proporcionar maior segurança aos usuários do sistema viário, fortalecendo o cumprimento da lei. Serão utilizados novos modelos de etilômetros “passivos”, que agilizam a aplicação dos testes e dão maior efetividade às ações.

 

1.2. Mega-Operação “Cavalo de Aço”– Fiscalização de motocicletas, com o objetivo de contribuir com o incremento da sensação de segurança e a consequente redução dos índices criminais, retirando das vias veículos irregulares, além da redução do número de mortes, decorrentes de acidentes de trânsito com o uso desse tipo de veículo, utilizando-se, para tanto, da legislação específica e das técnicas de policiamento de trânsito para o desenvolvimento da citada atividade.   

1.3. Mega-Operação “MECS” - Fiscalização das condições segurança dos automóveis que trafegam nas vias públicas, bem como dos seus condutores, a fim de se verificar o atendimento às regras de trânsito de observância obrigatória, como o devido licenciamento anual, a correta identificação do veículo, o seu estado e a existência e o bom funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, a fim de retirar de circulação veículos irregulares, coibindo, também, as ocorrências de trânsito e diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera.  

1.4. Mega-Operação "Pró-Carga" - Fiscalização de caminhões com o objetivo de reduzir o número de delitos praticados contra caminhoneiros, além da fiscalização em relação à obediência às normas de trânsito relacionadas à circulação de veículo de grande porte, com destaque para as Marginais Tietê e Pinheiros, especialmente quanto à carga transportada e à correta identificação dos veículos (coibindo infrações de placas adulteradas ou sem condições de legibilidade e visibilidade).

 

1.5. Operação Visibilidade - por meio de pontos de estacionamentos em locais de boa visibilidade, a atuação dos policiais militares ocorre com vistas à segurança e fluidez viária, buscando minimizar os congestionamentos e, consequentemente, prevenindo a ocorrência de ações delituosas e de acidentes de trânsito, principalmente nos horários de “rush”, aumentando a percepção de segurança dos usuários das vias, em decorrência de um trânsito mais seguro.

  

2. Intensificação das Ações educativas:

2.1. Palestras educativas - no período de 18 a 25 de setembro de 2019 o Comando de Policiamento de Trânsito realizará palestras e campanhas educativas junto às crianças, idosos, motoristas de ônibus e motociclistas, com o objetivo alertá-los sobre o número de acidentes de trânsito com vítimas envolvendo essa parcela da sociedade e como evitá-los.

  

2.2. Operação Direção Segura Educativa (ODSE) – visitas educativas com foco em frequentadores de bares e restaurantes da Capital de São Paulo, com o objetivo de interação com o público alvo e policiais militares dentro de uma dinâmica onde haja a transmissão de informações importantes quanto a segurança viária, principalmente, referente aos efeitos nocivos do consumo de álcool precedente à condução de veículos automotores.

  

2.3. Ação Educativa “Motociclista Seguro” - Realizada em parceria com a ABRACICLO e CET, com o objetivo de contribuir com a segurança dos motociclistas, que contarão com um breve “check up” de suas motocicletas e instrução de direção defensiva, além de receberem brindes e folhetos educativos.

  

2.4. Evento “Educando para o Trânsito (Sede CPTran) - atividades voltadas à área de educação infantil com a expectativa de presença de cerca de 1.500 crianças, entre 04 e 10 anos de idade, as quais participarão de atividades de educação para o trânsito, com objetivo de torná-las agentes disseminadores de comportamentos seguros e formar futuros condutores conscientes. Ocorrerá nos dias 18,19,20,23,24 e 25SET19.

2.4.1. Bases:

2.4.1.1. CPRv – Comando de Policiamento Rodoviário;

2.4.1.2. Canil - Comando de Policiamento de Choque;

2.4.1.3. Cavalaria - Comando de Policiamento de Choque;

2.4.1.4. Bombeiro – Comando do Corpo de Bombeiros;

2.4.1.5. Projeto Teatro de Fantoches;

2.4.1.6.  Clubinho Honda;

2.4.1.7.  Minipista com – empresa Bandeirantes;

2.4.1.8.  AES Eletropaulo;

2.4.1.9.  Programa Clube do Bem Te Vi (Museu do Catavento);

2.4.1.10.  Base de pintura;

2.4.1.11.  Brinquedos tipo: Piscina de bolinha, tobogã etc.;

2.4.1.12.  Máquina de fotos – Foto personalizada entrega a todos participantes do evento como lembrança;

2.4.1.13.  Lanche para as crianças.

 Durante a realização das pistas, o policial de trânsito ensinará as crianças sobre a faixa de pedestre, cores do semáforo e placas de sinalização de trânsito.

 

#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Facebook Twitter