Atividades Comunitárias

E A PAZ REINA

17/01/17

Implantado há pouco mais de quatro meses, os Numecs (Núcleos de Mediação Comunitária) da Polícia Militar já atenderam 514 pessoas nas unidades instaladas na região do Comando de Policiamento do Interior – 10 (CPI-10), especificamente nos municípios de Araçatuba, Birigui, Penápolis, Andradina, Guararapes, General Salgado, Mirandópolis e Ilha Solteira. Araçatuba, onde foi instalado o primeiro núcleo, em 9 de setembro, já atendeu 259 pessoas, praticamente metade do total. Delas, 166 participaram de sessões de mediação. A solicitação da mediação pode ser feita durante a própria ocorrência, em que as partes não entram em acordo, diretamente nas companhias ou batalhões, e em algumas vezes, a própria Central de atendimento local verifica os chamados mais recorrentes, para sugerir a conciliação. Segundo o coordenador regional do Numec, Tenente Fábio Aparecido Webel de Oliveira, o desentendimento entre vizinhos, incluindo perturbação de sossego por som alto, é o campeão de atendimentos, com 54% das sessões de mediação. Depois estão os acidentes de trânsito, com 28% das sessões, e o desacordo comercial, responsável por 9% dos encontros.

DESENTENDIMENTO
Foi graças à ajuda dos policiais mediadores que a dentista Bruna Gabriela, 31 anos, conseguiu, em pouco tempo, resolver um desentendimento antigo com um vizinho. Ela já procurava um advogado para mover uma ação judicial, quando soube do serviço por meio de um amigo. Assim que procurou a Polícia Militar e relatou o caso, os mediadores entraram em contato com a outra parte e a convenceram a participar da sessão de mediação. "Foi muito rápido. Chamei a polícia e no outro dia fizeram contato com a parte, que no início não queria participar, porém, em torno de duas semanas, fizemos a sessão e resolvi meu problema", relatou.

#podeconfiarpmesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP