A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Técnicas de Segurança em Condomínios


Autor

Cel PM José Elias de Godoy


Sinopse

O Novo milênio está impondo mudanças em nossa maneira de viver. Muitas são positivas, outras assustadoras, como crescente violência urbana, que provoca sentimentos de medo e insegurança. Procuramos cada vez mais, com ajuda de tecnologias de última geração, nos proteger de ações inesperadas e violentas isolando-nos em condomínios fechados, verdadeiras fortalezas que dão a impressão de serem impenetráveis. Mas não são.

Vimos assistindo a uma onda de invasões em condomínios roubos sequestros, furtos. Na maioria dos casos, embora haja sofisticados sistemas de segurança, ainda assim parece fácil aos criminosos burlá-los. O fato é que o desespero dos profissionais responsáveis pela vigilância dos condomínios contribui em muito para facilitar a ação de quadrilhas, qu acabam se especializando nesse tipo de ação.

O autor, oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pós-graduado em planejamento empresarial, apresenta um conjunto de medidas para tornar mais eficaz os procedimentos das equipes de segurança, capacitando-as, e fornecendo meios para que moradores e funcionários de condomínios estabeleçam uma rede de colaboração de modo que, juntos alcancem um bom nível de proteção. José Elias de Godoy aponta, ainda, os conceitos básicos de proteção condominial: segurança das instalações, investimento em funcionários e conscientização dos condomínios.

Esta publicação do Senac São Paulo representa uma ferramenta de grande valor para administradoras de condomínios, síndicos e condôminos.


Sobre o Autor

José Elias de Godoy é oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), graduado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e em gestão de segurança empresarial e patrimonial pela Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), e pós-graduado em planejamento empresarial pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Docente do Senac São Paulo há cinco anos; da Universidade Secovi; da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP); e da Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC). Publicou Manual de segurança em condomínios (1998), além de matérias sobre segurança condominial para revistas, portais e jornais do segmento de condomínios.

Voltar