Urbanização: Uma Ferramenta dos Direitos Fundamentais na Garantia da Segurança Pública

Maj PM Rogério da Cruz Caradori

Sinopse

Em tempos modernos as questões envolvendo a área de segurança pública ganham cada vez mais destaque na mídia e nas discussões em sociedade.

Ao contrário do que muitos pensam, as atividades policiais não são as únicas garantidoras da manutenção da ordem pública.

Cabe ao Estado a adoção de políticas públicas que garantam a aplicação dos direitos fundamentais voltados à sadia qualidade de vida na questão das moradias em grandes centros urbanos.

Esta obra busca compreender até que ponto a falta de urbanização e o desrespeito a esse direito podem influenciar em questões de segurança pública e, desta forma, trazer problemas de quebra de ordem da paz social.

O livro aborda em seu Capítulo I uma breve noção sobre urbanização, desde sua criação na história e características modernas nas grandes cidades.

No Capítulo II adentra à seara da Segurança Pública indicando os modelos de policiamento e políticas públicas adotadas nesses mesmos centros urbanos da atualidade.

Por fim, em seu Capítulo III, entrelaça os assuntos de forma a apontar os padrões mínimos necessários para se obter resultados eficazes da tão sonhada "sensação de segurança", resultante de atividades policiais e de políticas públicas que garantam a paz social.

Livro em formato digital, publicado pela Amazon Books

Sobre o autor

Oficial da PMESP, Professor convidado de Direito Ambiental em curso de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Professor de Gestão de Logística Policial no Mestrado Profissional em Ciências Policiais e de Segurança Pública na APMBB. Formação Acadêmica: Bacharelado em Ciências Policiais e de Segurança Pública pela APMBB (1994); Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998); Graduação em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2005); Mestrado em Direito Ambiental (2008), pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS); Especialização em Gestão de Políticas de Segurança Pública, pela PUC-SP (2009); Mestrado Profissional em Ciências Policiais e de Segurança Pública, pela APMBB (2014).