A Polícia e a Igreja

Ten Cel PM Evandro Teixeira Alves

Sinopse

A Igreja Cristã tem um papel importante no combate à violência e à criminalidade.

Este é o grande argumento de Evandro Teixeira Alves em sua tentativa de buscar viabilizar um relacionamento efetivo entre a Igreja e a polícia, instituições que ele vê inseridas no que chama de “eixo do bem”.

Na opinião do autor, a promoção do bem estar social, e a melhoria dos níveis de segurança e de qualidade de vida das pessoas dependem da união dessas duas instituições, ainda bastante afastadas uma da outra por conta de tabus e paradigmas que impedem essas duas grandes expressões do tecido social de se relacionarem de forma mais eficaz e produtiva, buscando alcançar seus objetivos particulares e garantir o cumprimento de suas missões, que estão voltadas para um ponto comum: atender às comunidades em suas necessidades.

Frise-se que tanto igreja quanto polícia são igualmente bem exploradas no conteúdo deste livro.

Por isso Igreja e violência é um livro instigante. Trata dos aspectos organizacionais e históricos e dos fundamentos da polícia conhecida como comunitária.

Fala também sobre a Igreja Cristã, dando um panorama sintético sobre seu histórico, suas ênfases, a missão, o sistema de ensino, a responsabilidade social da Igreja e sobre noções de antropologia cristã.

A partir disso, o autor enumera algumas possibilidades para um relacionamento mais integrado e participativo entre a polícia e a igreja, sugerindo formas de atuação para ambas as instituições.

Resultado de pesquisa realizada junto aos chefes de polícia do Estado de São Paulo, a obra expõe várias estratégias a partir das quais polícia e igreja podem aproximar-se, valendo-se desta aproximação para alcançar melhores resultados no controle e combate à violência.

De leitura fácil e fluida, o livro mostra quão próximos e parecidos são esses institutos – a igreja e a polícia - que parecem, a muitos de nós, tão diferentes e distantes.

Sobre o autor

Evandro Teixeira Alves é oficial superior da PM de S.Paulo, casado com Carla e pai de Vitória. Atualmente, trabalha como Comandante do 18º Grupamento de Bombeiros, em Barueri/SP, é pastor da Igreja Metodista, e conselheiro da Associação dos Policiais Militares Evangélicos de São Paulo (PMs de Cristo).

Foi oficial de policiamento ostensivo, de trânsito, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no Governo do Estado de São Paulo.

É formado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, e Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Santana. Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Possui cursos de especialização stricto sensu na área de Bombeiros, Tecnologia na FATEC/SP, Pedagogia, Gestão pela Qualidade, Planejamento, Modelo de Gestão pela Excelência, entre outros. Participou de Seminários e Congressos na área de Polícia Comunitária, Gestão por Projetos (PMI), Teologia e Defesa Civil.