A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

A Polícia de São Paulo nos Campos da Itália


Autor

Cel.Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada


Sinopse

O livro descreve um pelotão de homens da extinta Guarda Civil de São Paulo, que na 2ª Guerra Mundial, em pleno teatro de Operações na Itália, pertenceu à FEB (FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA), atuando como pelotão de MILITARY POLICE (Polícia Militar).

A intenção é trazer ao conhecimento de todo povo brasileiro a história de homens simples que lutaram por um mundo melhor, história de homens que morreram longe daqueles a quem amavam e foram sepultados em terra estranha; para os integrantes da PMESP, a história de velhos camaradas que valorizaram e elevaram o nome de nossa Instituição.

Procuramos mostrar a história da Polícia do Exército e em especial do 1º Batalhão de Polícia do Exército "Batalhão Marechal Zenóbio da Costa" sediado no Rio de Janeiro.

Os fatos e as 120 (cento e vinte) fotografias reproduzidas foram conseguidas pessoalmente com os sobreviventes entrevistados ou com os familiares dos que já haviam falecido e as biografias militares junto a Diretoria de Pessoal, seção de Inativos, da PMESP, através de suas pastas de Assentamentos Individuais.

Voltar