Dicionário de Linguagem Castrense

Maj PM Ademir Antonio Minani

Sinopse

Nesta obra estão definidos cerca de cinco mil verbetes e expressões que são utilizados no linguajar cotidiano das instituições militares, sobretudo, nos quartéis de bombeiros.

A primeira seção cita uma série de expressões idiomáticas e traz a explicação de cada uma delas e a situação em que são utilizadas.

Em seguida estão dispostos os termos classificados como jargões, que são aquelas palavras que fazem parte do linguajar falado dentro dos quartéis, ou então, usadas por certos grupos de militares.

Os vocábulos classificados como gírias significam que a palavra faz parte do vocabulário militar, mas que, também é usada por outros indivíduos ou grupo deles.

No glossário geral estão contemplados os verbetes usuais no cotidiano dos quartéis, tais como: adágios, axiomas, termos de anatomia, termos jurídicos, financeiros, logísticos, administrativos, forenses, termos técnicos, termos de heráldica, nomes de equipamentos de bombeiros, enfim, a obra contempla a universalidade de uma linguagem específica utilizada por um determinado seguimento social.

O objetivo deste trabalho é servir de subsídio ao estudante de linguística que pesquisa acerca de um linguajar específico, ao militar que exerce suas funções na área administrativa, pois está constantemente obrigado a pesquisar para executar suas funções, ao candidato em concurso público e aos amantes da leitura de forma geral.

Sobre o autor

Ademir Antonio Minani está Major da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo; licenciado em Letras, Língua e Literatura Espanholas pela Faculdade Ernesto Riscali de Olímpia-SP; Pós-graduado em Direito Militar pela Universidade Cruzeiro do Sul-SP; graduando em Direito pela Uniesp.

Disponível em: www.clubedeautores.com.br com a inserção do nome do autor ou do título do livro.